
Minha querida leitora,
Você já percebeu que o nosso dia é feito de rotina, não é mesmo?
Acordar, cuidar da higiene pessoal, orar/meditar, tomar café da manhã (ou não), praticar atividade física e ir para o trabalho. O tempo é cronometrado para ser possível realizar o programado.
No trabalho, também, tem as atividades do dia como verificar e responder e-mails, atender clientes, fazer compras, pagar contas, dentre outras coisas.
Vou te contar uma curiosidade antes de continuar.
Os pets precisam de disciplina e regras, ou seja, é fundamental que tenham uma rotina diária porque amam isso. Passeios e alimentação devem ser sempre no mesmo horário. Qualquer coisa fora mexe com o relógio biológico deles.
O mesmo acontece com os seres humanos.
Quando você está acostumada a fazer algo sempre no mesmo horário e não faz fica com a sensação que falta alguma coisa. É um vazio. Do contrário, você se sente satisfeita, dever cumprido.
Por isso, aconselho quem deseja escrever a escolher o período em que é mais produtiva porque vai ajudá-la a adquirir o hábito.
A maioria dos grandes escritores gosta de escrever logo pela manhã já que a cabeça está mais fresca e o barulho é menor.
Não importa muito o horário em que você escreva. Importa aquilo que produz com qualidade.
A ROTINA É IMPORTANTE…
Eu, por exemplo, preciso ter uma rotina para poder funcionar melhor e não me sentir perdida igual a uma barata tonta que não sabe o que fazer ou para onde ir primeiro.
Então, começar o dia fazendo as atividades no horário me dá maior gás e, com isso, consigo cuidar do que é prioridade com mais tranquilidade.
Algumas pessoas dizem que detestam rotina porque é algo chato. “Ah, todo dia a mesma coisa. Que chatice”.
Não é bem assim. É na mesmice das coisas que está o segredo, pois seres humanos precisam ter uma rotina. É algo bom e libertador, além disso, traz benefícios.
A rotina não engessa e nem obriga a fazer tudo igual todos os dias do ano. É possível mudar algo aqui e ali. Dá para mudar o trajeto da caminhada, da corrida matinal ou do trabalho, inverter as tarefas da manhã com a da tarde etc.
Essa previsibilidade traz maior clareza do que deve ser feito, evita estresse, faz com que você ganhe tempo e velocidade. Você passa a ter mais foco naquilo que precisa realizar sem colocar a carroça na frentes do bois.

Para o ofício da escritora a rotina é fundamental porque vai ajudar a extrair o melhor de si e compartilhá-lo com o mundo.
Diante do sucesso de alguém, muitas pessoas dizem que foi sorte e desconsideram todo o esforço dos bastidores.
Será mesmo que J.K Rowling e Paulo Coelho tiveram só sorte na vida?
É claro que não. É preciso persistência, disciplina, esforço e uma rotina clara para continuar firme na carreira de escritora.
O meu amor pela escrita me coloca na frente do computador todos os dias. Aos domingos, mesmo que não o ligue, faço anotações no meu caderno.
Quanto mais eu escrevo mais eu quero escrever. Não importa onde eu esteja. Seja no banho, na caminhada, vendo série, lendo livro ou lavando a louça alguma ideia explode em mim e lá vou eu desenvolver para não perder. Afinal de contas, não dá para confiar só na mente.
Gosto disso por que é espontâneo. Acho melhor do que fazer algo programado. Isso não quer dizer que eu não cumpra com o meu cronograma. É só uma questão de inverter a ordem em dado momento.
AS DISTRAÇÕES DIÁRIAS
No dia a dia, sempre surgem distrações. Elas fazem parte da rotina. Uma janela de onde dá para ver um lindo céu azul e as maritacas. Os barulhos externos como do avião, helicóptero, carros e motos barulhentas a toda hora, gente falando por perto, uma campainha que toca, um cachorro que late.
Tudo isso acaba chamando a atenção e saber lidar nos impulsiona. A gente acaba aprendendo a não sair do foco e manter a energia naquilo que importa embora nem sempre seja assim. É nossa humanidade em ação. Nós não somos robôs ou máquinas com 100% do foco no alvo.
Eu até consigo escrever na agitação do ambiente, mas não gosto. Sinto necessidade de escrever no silêncio. O pensamento flui melhor.
Considero um momento sublime a hora de escrever e se eu fosse esperar um momento de absoluto silêncio jamais conseguiria colocar uma palavra no mundo.
E se o barulho for incomodo demais, vale a pena dar um tempo e fazer alguma coisa que não exija tanta concentração. Volte mais tarde.
Admiro quem usa a música ou som ambiente na hora da escrita. Prefiro separar os momentos. É o que dá certo para mim.
ISSO NÃO PODE FALTAR…
O que não poder faltar na rotina da escritora é a leitura, escrita e edição do texto sem medo. Agora, pode ser cruel para você ter que cortar um parágrafo inteiro. Com o tempo, você percebe que acaba sendo um treino para quando chegar o dia em que tiver de eliminar cinco das noves páginas escritas.
Cara leitora, não existe uma fórmula vencedora de rotina. O que funcionar melhor para você é a que vai estar correta no seu momento de vida. Tudo é questão de adequação.
Cuide apenas em ter uma rotina diária clara e treine para a chegada do seu grande dia o qual muitos chamarão de sorte.

Deixe um comentário