
Minha cara leitora,
Este artigo estava programado para um outro dia e diante do bug mundial no Instagram, resolvi publicá-lo hoje.
Por volta das 10h da manhã, abri o meu perfil no Instagram e me deparei com uma mensagem de que minha conta tinha sido suspensa. Levei um baita susto. Pensei: “O que fiz de errado?”

Impossível não me questionar porque o Instagram é uma rede social com muitas regras que protege o senso de comunidade. Não pode ter conteúdo de nudez, violência, fake news, golpe ou fraude e atividade ilícita.
A única coisa que fiz de diferente e poderia ter me prejudicado foi deixar de seguir algumas pessoas com quem eu não me sintonizava mais. E reza a lenda que se você deixa de seguir muitas pessoas no mesmo dia tem a conta punida. Nunca foi dito oficialmente pelo Meta.
Depois eu pensei no tempo e trabalho perdido ali se meu acesso fosse bloqueado por muito tempo.
Pensei, também, na possibilidade de criar uma conta do absoluto zero. Fiquei com preguiça disso. Juro!
Passado o questionamento e o devaneio, ocorreu a ideia de um DETOX DIGITAL no Instagram. Desenvolver meu trabalho apenas no meu canal do Youtube e no meu blog. Quem sabe no Twitter, também. Meus pensamentos pareciam uma árvore de Natal piscando de felicidade com isso.
Não bati o martelo oficialmente embora tivesse gostado.
Ideias surgem, mas nem todas devem ser colocadas em prática na hora. É preciso amadurecer, analisar os prós e contra.
Depois de recorrer no Instagram sem ter muito sucesso já que a tela não saia do gira gira sem parar, dei uma pulo na rede do passarinho, o Twitter. Quer saber sobre uma fofoca? É lá que você deve ir.
Constatei que o problema foi mundial. Mais um bug do Instagram. E se não tiver um na semana perde a graça.
CONSTRUIR EM CASA ALUGADA
Quando temos um perfil nas redes sociais construímos numa “casa alugada”, com regras próprias onde você pode ou não fazer algumas coisas. Caso viole alguma regra será punida e pronto. Pode até protestar no Twitter e nada vai adiantar.
Por um lado, isso é bom porque deixa o ambiente mais “familiar”. Nem sempre justo na concepção de muitos.
No caso do Instagram, por exemplo, a limitação para a escritora é a quantidade de caracteres na legenda. Para quem ama escrever ali já se torna um grande problema.
Tem mais. A vida útil de vídeos e posts é curta. Não aparecem na ferramenta de busca e o usuário que lute para conquistar mais seguidores.
Então, se um dia a rede social foi encerrada como aconteceu com o Orkut alguns anos atrás, todo o seu trabalho foi perdido, os seguidores conquistados vão embora. As luzes se apagam. Adeus.
O que fazer diante de tantos desafios?
Tenha um blog. É o que sempre recomendo.

VALE A PENA TER UM BLOG?
Há várias vantagens e vou te contar agora.
Ter um site ou blog significa construir uma casa própria, edificar na rocha e não na areia. Você cria suas próprias regras e publica ali o que quiser: pensamentos, opiniões, poemas, textos autorais, conteúdo exclusivo, fideliza o leitor, divulga seu livro e/ou prestação de serviço como escritora. Você escolhe sobre o que falar e segue em frente, conquista mais leitores e seu blog cresce.
Não precisa ficar cheia de dedos na hora de escrever. Diferente da rede social que não sabemos mais se pode falar determinada palavra ou usar certa hashtag sem ser punida.
Acaba com a preocupação de pensar em engajamento, likes, salvamento e compartilhamento. Quando a gente publica nas redes sociais quer o retorno do público e se não chega aquelas vozes internas podem começar a falar mais alto. Surgem críticas e julgamentos sobre a capacidade que podem causar bloqueio criativo e gerar mais ansiedade.
Uma outra vantagem do blog é que acaba sendo uma forma de trabalhar a disciplina na hora de escrever. Você se compromete consigo e coloca ali os seus textos. Com isso, aumenta a base de leitores.
Um texto pode ser facilmente encontrado na busca do Google do que um post nas redes sociais que morre em 24 horas. E se você for premiada pelo Universo pode ter um artigo viralizado e cair nas graças de muitos leitores novos.
O meu artigo em homenagem ao Dia do Advogado foi encontrado na internet e lido na Tribuna do Senado em rede nacional. Foi considerado um dos melhores pelo Sr. Mozarildo Cavalcanti, na época, Senador da República.
Eu só fiz a minha parte e publiquei no meu blog sem intenção alguma. Não pedi para ser indicada e nem enviei o artigo políticos.
Aconteceu. Fiquei sabendo porque colegas assistiram e me avisaram com mensagens de parabéns.
GRATUITO OU PAGO
Você pode ter um blog em plataformas gratuitas onde o nome se une ao do local escolhido como, por exemplo: www.meunome.wordpress.com ou www.meunome.blogspot.com.br .
Essas opções acima não transmitem profissionalismo.
Quando for criar um blog escolha fazer com um domínio próprio e hospedagem para que passe imagem de uma escritora séria. É preciso pagar e, hoje em dia, os valores dos planos são bem acessíveis.
Contratar o serviço é fácil e rápido. Vem outra questão: construir o site. Nem todo mundo tem paciência ou tempo porque é algo desafiador e até chato.
Pensando na escritora que preza pela tranquilidade e tempo, temos o serviço de criação de domínio e desenvolvimento de site. Seu único trabalho será escrever e publicar seus textos incríveis.
Atualmente, não dá mais para depender só de redes sociais. É importante estar em vários lugares e ter sua casa própria (blog) como eu e muitos outros escritores famosos ou não.

Deixe um comentário