
Procrastinar significa deixar para depois uma tarefa, responsabilidade, compromisso e/ou tomada de decisão. Quem nunca fez isso na vida que atire a primeira pedra.
Quando se fala em procrastinação imediatamente é associada a algo bem negativo e a classificamos como a grande vilã da produtividade, por isso, as pessoas querem eliminá-la de uma vez por todas de suas vidas já que pode atrasar o crescimento, causar doenças, prejuízos materiais e emocionais, bem como, trazer muita culpa, cobranças e sofrimentos.
Você já parou para pensar que a procrastinação tem o seu lado bom?
Muitas vezes, estamos com a mente cansada e adiamos uma tarefa ou projeto para o dia ou semana seguinte porque já não dá mais para pensar naquele momento. Por mais que se tente, nenhuma ideia brilhante surge, a criatividade está baixa e se sente cansada.
Você foi fazer outras coisas, descansou e voltou no seu projeto alguns dias depois. Eis que surge uma ideia incrível e de forma rápida você conclui aquilo que a estava atormentando.
Isso quer dizer que a procrastinação pode ser saudável para a produção de ideias criativas que são matéria-prima de muitas pessoas. É preciso de um tempo de gestação para as ideias. Ativar a criatividade é a primeira razão.
Somos estimuladas a produzir a todo momento. Estudar, trabalhar, ser a melhor de todas, ter diferencial, montar o próprio negócio, prestar concurso, fazer graduação, pós-graduação, trabalhar de madrugada, acordar cedo, dormir tarde etc. A produtividade pode ser tóxica quando a pessoa apenas foca em produzir o tempo inteiro sem cuidar de outras áreas.
A questão é que a mente fica saturada e precisa de uma pausa seja de minutos ou de dias, por isso, é importante descansar e recompor as energias – fazer pausa para um café ou viajar por uma semana.
Dedique-se ao ócio criativo. O que isso quer dizer? Significa que você deve conciliar trabalho, estudos e lazer de maneira equilibrada (sem se sobrecarregar). É o período em que você tem para pensar e ter boas ideias para seu negócio ou para outras situações que precisa resolver na vida.
Faça coisas que te dão prazer nos momentos livre. Pode ser tirar um cochilo ou passar alguns minutos ou até mesmo horas olhando para o teto. É coisa de gente preguiçosa? Claro que não. É atitude de pessoa criativa quem sabe tirar vantagem de um momento de descanso.
E quais são mesmo as três razões para a procrastinação ser minha aliada e transformar a minha vida?
A primeira razão é que a procrastinação ativa a criatividade, a segunda é que as pausas ajudam na oxigenação da mente e livram do lixo mental. A terceira razão é que podemos utilizar o ócio criativo para produzir boas ideias.
Meu convite é para você ver o lado positivo da procrastinação e torná-la sua aliada transformando a sua vida diariamente.
Só tome cuidado quando a procrastinação se tornar crônica e prejudicar seus resultados constantemente. Se o “depois eu faço” se tornar muito presente na sua vida é hora de olhar para si para compreender o que a incomoda tanto para adiar o que precisa ser feito. Não hesite em buscar a ajuda de um profissioanal especializado como psicólogo ou psiquiatra.

Deixe um comentário