
Não basta ter uma grande ideia e começar o seu próprio negócio. Além do estudo de mercado e planejamento, é preciso desenvolver algumas habilidades e competências para que possa continuar no “jogo”.
Você já deve ter ouvido falar em soft skills em algum momento, certo? Soft skills são habilidades comportamentais como, por exemplo, empatia, boa comunicação interpessoal e gerenciamento das emoções. Atualmente, elas são consideradas mais importantes que habilidades técnicas, pois ajudam a ser bem-sucedida no negócio ou trabalho. Se você conhece essa frase, sabe do que estou falando: “Contrata-se pela competência técnica e demite-se pela comportamental”.
Não adianta ter profundo conhecimento técnico em determinada área, mas zero habilidade em lidar com clientes e colaboradores, afinal, um negócio é feito de pessoas, ou seja, depende delas para se sustentar em todos os sentidos.
Quando estamos bem-resolvidas internamente, nossas relações interpessoais são melhores, pois se tratam de um reflexo do nosso interior. Por outro lado, se existem dores emocionais ainda não curadas, haverá reflexo negativo nas relações, ou seja, a tendência será tratar o próximo da mesma maneira que trata a si mesmo. E isso não é nada legal porque pode queimar o filme. Então, minha cara leitora, observe como está a relação consigo e com as pessoas.
A comunicação é fundamental para transmitir a mensagem correta e faz parte das boas relações com as pessoas. É a maneira como fazemos as coisas acontecerem em nossas vidas, por isso, desenvolver comunicação interpessoal é requisito primordial para a empreendedora fazer muitas vendas.
Outra habilidade muito importante é saber identificar e gerenciar as próprias emoções ao enfrentar diversos desafios que surgem durante a caminhada. Isso significa compreender as emoções de forma consciente e, assim, saber gerenciar o próprio estresse, bem como, tomar decisões e não permitir ser atingida quando for criticada por outras pessoas, por exemplo. Com isso, é possível gerar bem-estar e maior produtividade.
Estudar cada vez mais e desenvolver o autoconhecimento são atitudes imprescindíveis para toda empreendedora que deseja alcançar resultados melhores.
A empatia é mais uma habilidade essencial e significa entender as dores do cliente e ter o produto ou serviço ideal para resolver o problema. Ir além da venda e do lucro e ter atitudes que geram identificação com o público importa em fazer a diferença na vida dos clientes que vão se sentir muito satisfeitos enquanto a sua marca se torna cada vez mais positiva no mercado.
Para adquirir as soft skills ou habilidades comportamentais é preciso fazer uma mudança interna. Não é algo que acontece do dia para a noite. O trabalho é diário e exige paciência, bem como, persistência. No meio do processo, não se cobre e nem pense que não vai conseguir.
Tudo leva um tempo e cada pessoa tem o seu para aprender e treinar. O mais importante nisso tudo é começar o processo e curtir a jornada.


Deixe um comentário