
As oportunidades surgem a todo instante na vida, mas estamos preparadas para elas? As oportunidades surgem só para quem tem sorte na vida?
Somos desejosos de que algo muito bom aconteça como, por exemplo, uma promoção no emprego, sucesso na carreira, fama para alguns, um relacionamento equilibrado com uma pessoa legal, a compra de um imóvel, nascimento de um filho, etc. Ao longo da vida, sempre esperamos pelo acontecimento de algo.
Na parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), o noivo está se arrumando para o casamento e não se sabe ao certo o momento da sua chegada. Enquanto isso, dez virgens o aguardavam, entretanto, cinco são consideradas prudentes já que levaram suas lamparinas com azeite mais uma reserva e as outras cinco foram consideradas imprudentes, pois não levaram azeite extra. Quando o noivo chegou, suas lamparinas estavam quase se apagando e foram comprar mais azeite, pois o azeite extra das virgens prudentes não seria suficiente para todas elas. Então, o noivo entrou com as virgens prudentes que estavam prontas e trancou a porta não sendo mais possível a entrada das virgens imprudentes.
Aqui eu não vou analisar o contexto espiritual ou religioso desta parábola, mas sempre que leio ou a ouço, ela me remete a perda de uma oportunidade pela falta de preparo para o momento adequado.
É certo que nós podemos criar algumas oportunidades em nossas vidas, porém, tantas outras surgem para nos surpreender inesperadamente como, por exemplo, quando você está toda desarrumada e encontra um moço bonito pelo caminho ou aquela amiga chique ou, ainda, é convocada para uma reunião importante quando foi trabalhar com sua roupa mais simples que a deixa desconfortável na ocasião. A pessoa não estava pronta, mas a situação aconteceu mesmo assim.
As boas oportunidades surgem quando estamos desavisadas e a grande questão é: “O que você fez enquanto isso?”
O importante é o que acontece ao longo da jornada entre o sonho e sua concretização, a forma como nos preparamos para que estejamos prontas para o momento. Imagine que você receba um convite dos sonhos para trabalhar em outro país, mas nunca se interessou em aprender fluentemente o inglês ou espanhol, requisito essencial para ocupar o cargo. E agora? Nem sempre é possível correr atrás do prejuízo em tão pouco tempo. Lá se foi sua chance.
Idealizar grandes sonhos, mas não se preparar para a oportunidade não faz sentido. Vai causar apenas mais desgaste e frustração quando e se a oportunidade surgir. É preciso agir de alguma forma conforme as circunstâncias que se apresentam atualmente, pois, do contrário, a vida fluirá a passos de tartaruga. Desperdiçar oportunidades do agora à espera de uma maior, pode ser um grande erro também, afinal, uma oportunidade leva a outra ainda melhor.
A indecisão é outro motivo que te faz perder e muito. Pessoas indecisas perdem as melhores ocasiões em suas vidas por não saberem se vão para esquerda ou direita.
Outras pessoas se julgam injustiçadas e não favorecidas pelas boas oportunidades apesar de seus esforços. Por isso, é preciso estar muito atento aos acontecimentos e valorizar uma pequena e simples chance. A oportunidade bate em nossa porta todos os dias e cabe a cada um abrir ou manter essa porta fechada. Reconhecer ou não o seu surgimento.

Para alcançar seu lugar ao sol, em tempo de alta competitividade, é preciso ter um diferencial, impactar pessoas de alguma forma, trazer solução para seus problemas e dores. Esperar que algo caia do céu sem nada fazer não é o melhor caminho.
O mercado é veloz e exige rápida adequação. A Kodak, infelizmente, não conseguiu acompanhar e faliu por acreditar que a tecnologia digital levaria dez anos para se destacar no mercado e, com isso haveria tempo suficiente para adequação. O problema é que essa adequação não ocorreu, pois a equipe do laboratório de pesquisas de tecnologia digitais não foi ouvida e as mudanças não aconteceram a tempo. A falta de inovação matou a empresa.
Como podemos ver, aproveitar oportunidades envolve decisões e riscos. Você está disposta a correr riscos? O sucesso depende disso, daí a importância do próximo passo ser estrategicamente planejado.
Se surgir uma oportunidade em sua vida, agarre-a pelo topete, ou seja, quando ela está na sua frente. A origem disto tem a ver com a mitologia grega que nos conta a história de Kairós, deus da oportunidade, que tinha apenas um cacho de cabelo na testa e como corria muito rapidamente por onde passava, só era possível agarrá-lo pelo topete. Se ele já tivesse passado pela sua frente sem que o tivesse pegado, tarde demais, lá se foi a oportunidade.
Adquira conhecimento em todos os sentidos e não apenas técnico, mas também espiritual. Novos conhecimentos são fundamentais. Procure se conhecer melhor, corrigir as falhas e fazer ajustes. O crescimento do conjunto trará sucesso em todos os sentidos e quando a oportunidade ideal surgir poderá agarrá-la com todas as suas forças.
Muitas coisas boas acontecem em nossa vida, as pessoas dizem que é sorte, mas só quem faz a caminhada até o objetivo sabe pelo que passou para alcançá-lo. Aquela grande oportunidade não foi sorte, foi resultado de incansável esforço, preparo, horas de estudo e investimento.
Esteja pronta para o melhor momento da sua vida.
Bianca Stievano

Deixe um comentário