
Cara leitora, eu quero ter uma conversa muito séria com você.
Vou começar fazendo duas perguntas: Você tem o hábito de reclamar bastante? Você já se pegou reclamando para seu marido, filhos, vizinhas, amigas, clientes, em grupos de WhatsApp e/ou em redes sociais? Pare por um instante e pense nisso. Seja sincera com você.
Não sei se é o seu caso ou se conhece alguém que age assim, por isso, continue a leitura porque o assunto é muito importante.
A pessoa que reclama demais nem percebe que faz isso porque já está no piloto automático. Então, fica fácil fazer. Faz parte da rotina. A parte mais chata disso é que se torna tóxica e afasta todo mundo, inclusive, os clientes. Por que isso acontece? A resposta é muito simples. Ninguém aguenta ficar ao lado de quem age assim.
Agora, você já deve ter se assustado ou está incrédula com o que acabou de ler, mas vamos em frente. Vou explicar porque isso acontece.
Quanto mais a pessoa reclama, mais negativa ela fica e, assim, vai atrair acontecimentos ruins (coisas quebram em casa ou na empresa, prejuízos inesperados, calotes, saúde não vai bem, clientes desistem da compra na última hora etc). É uma bola de neve.
Você já entrou numa loja, sentiu algo estranho no ar e quis ir embora sem ao menos comprar o que precisava?
Isso aconteceu porque você captou a vibração negativa emanada pelos proprietários e/ou colaboradores e isso torna o ambiente triste e escasso. O cliente entra na loja e só percebe algo estranho, mas não entende bem o que é. Parece loucura, não é mesmo?
Agora vou te dar um exemplo contrário. Você entra numa loja em que as pessoas são alegres, sorridentes, o ambiente é iluminado e você se sente tão bem e a vontade que nem sente vontade de ir embora.
Todos querem ficar ao lado de pessoas que tragam sol para nossas vidas, que sejam confiantes e tenham algo de bom para falar. Isso não quer dizer que um grupo tem problemas e outro não.
O que eu quero te dizer com tudo isso é que a empreendedora que reclama demais, age de menos, não aproveita bem o seu tempo para estudar, não aplica estratégias e nem olha a concorrência, não verá a evolução do próprio negócio. Tudo fica estagnado.
Você conhece algum grande empreendedor que vive reclamando o tempo todo pelos cantos? Já viu algum deles usando redes sociais para reclamar? Claro que tem uma exceção conhecida, mas nem vale citar o nome e nem considerar.
Se os empresários tivessem assumido a posição de vítima no passado, a Amazon, Apple, Maganize Luiza, Microsoft, a Revista Statto dentre tantas outras empresas, não existiriam e nós não seríamos beneficiados com seus produtos.
É fundamental que a empreendedora assuma uma postura positiva, seja líder de si e do seu negócio, bem como, tenha foco na solução do problema da empresa e do próximo. Então, pergunte-se: O que posso fazer para melhorar a vida dos meus clientes? Que tipo de produto ou serviço posso vender para ajudar meus clientes?
Você é a média das cinco pessoas com quem convive. Observe bem com quem está passando a maior parte do seu tempo e como elas tem se comportado.
O seu comportamento refletirá no seu negócio. Vai ditar seu crescimento ou a sua estagnação. Veja que o poder está nas suas mãos.
Você escolhe ser a executora ou a reclamona da vez?

Deixe um comentário