SAIBA DIZER “NÃO” PARA SEU CLIENTE

Published by

on

Saiba Dizer Não Para Seu Cliente Sem Prejudicar o Negócio - Marcus Marques

Quantas vezes você já respondeu SIM a um pedido sem pensar direito? Quantas vezes você disse SIM e depois de arrependeu?

No início de um negócio, a empreendedora pode dizer SIM para vários clientes a fim de satisfazê-los e não perdê-los para a concorrência. Pode ser um pedido fiado, um prazo impossível ou um desconto maior, por exemplo. Quando se trata de prestação de serviço, tem cliente que quer colocar preço no serviço – “pago x e nada mais”. Um absurdo, não é mesmo?

Se você sempre diz sim, sim e sim pode perder um tempo precioso se remoendo por ter aceitado ao invés de cuidar do que é realmente importante que pode ser ir em busca de clientes melhores. Muitas vezes, quando aceita fazer algo, perde tempo e dinheiro porque não cobrou valor suficiente. Vem mais arrependimento.

Cara leitora, se você ceder ao seu cliente, tenha certeza que terá problemas lá na frente porque ele se sentirá na posição de comando e pode fazer outras exigências que a empresa não pode cumprir. Neste momento, já ganhou um inimigo – alguém que vai falar mal de você, da sua empresa, produto, atendimento ao cliente etc, principalmente, nas redes socais.

Nunca minta e nem enrole o seu cliente para que ele não se sinta ofendido em qualquer momento da negociação. A melhor saída é dizer um NÃO sem se sentir culpada. A princípio, você pode se sentir numa saia justa, mas quando toma essa atitude fortalece o relacionamento com ele que vai passar a respeitá-la ainda mais.

Se você confia no seu produto ou serviço e na solução oferecida, você não se sentirá desconfortável ao negar algo que não está ao seu alcance. Saiba que muitos clientes podem testar a sua resistência para conseguir condições mais vantajosas.

Cabe a você saber negociar bem e deixar claro que a empresa está disposta a ceder até certo limite, uma vez que, não está desesperada em vender a todo custo.

Procure atender clientes que tenham o perfil da empresa, ou seja, que você vai resolver o problema que têm ao ponto de se tornarem leais a sua marca, ou seja, vão falar bem e divulgar a sua empresa.

E caso a sua empresa não tenha o produto ou serviço adequado na resolução do problema, não tenha medo de explicar a situação. É muito mais interessante indicar uma outra empresa do que ter problemas lá na frente.

Por outro lado, se o cliente lhe pedir algo que sua empresa não oferece, é interessante analisar a situação para ver se não seria uma possibilidade de oferecer tal produto ou serviço futuramente.

Para evitar qualquer tipo de arrependimento, estresse e perda de tempo, já sabe o que fazer. Diga um sonoro e educado NÃO.

Agora, conta para mim se você já precisou dizer NÃO para um cliente ou até mesmo demiti-lo.

2 respostas a “SAIBA DIZER “NÃO” PARA SEU CLIENTE”

  1. Avatar de Maiane Silva

    Já sofri com isso e é a pior coisa. Sua saúde mental acaba e só vai te prejudicar.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Bianca Stievano

      Eu também, May! Você trouxe uma grande verdade: acaba com saúde mental. Por isso, precisamos cuidar a todo instante.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Descubra mais sobre BIANCA STIEVANO - Editora independente · Livraria afetiva · Serviços literários

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo